O SETOR EM NOTÍCIAS - Notícias HOME 

26.04.05
 

GE Healthcare apresenta novos
equipamentos de diagnóstico por imagem

 
A GE Healthcare apresenta novos equipamentos de diagnóstico por imagem ao mercado brasileiro. Entre eles, estão os inovadores LightSpeed VCT (Tomografia Computadorizada Volumétrica), Signa EXCITE HD 3.0T (Ressonância Magnética de 3 Tesla com tecnologia exclusiva da GE), e ExAblate 2000, fabricado pela empresa israelense InSightec.

O LightSpeed VCT (Volume CT - foto) permite que médicos diagnostiquem infartos e derrames de maneira não invasiva, com precisão e velocidade antes inimagináveis. Os novos tomógrafos são capazes, também, de adquirir imagens em alta resolução do coração em apenas 5 segundos e de todo o corpo em apenas dez segundos.
Hospitais, clínicas e serviços de diagnóstico poderão contar com um equipamento que permite a cobertura de volume e imagens de cortes finos do corpo ou órgãos, simultaneamente. Em uma única rotação, o sistema cobre 40 mm com espessura de corte de 0.625 mm - alta resolução - Microvoxel de 0,35mm. As imagens são combinadas para formar uma visão tridimensional da anatomia do paciente, para a análise clínica. A Beneficência Portuguesa, de São Paulo, foi a primeira instituição a adquirir o LightSpeed VCT na América Latina e esse equipamento estará em breve no hospital.

Já o Signa EXCITE HD 3.0T da GE Healthcare é um equipamento de ressonância magnética de corpo inteiro, sem limitações de cobertura anatômica e com uma tecnologia revolucionária para redução de ruídos. É capaz de prover maior resolução, para que os médicos possam fazer diagnósticos mais precisos, e mais velocidade, para tornar os processos mais rápidos.
Com tecnologia exclusiva, este equipamento permite exames em portadores do Mal de Parkinson, crianças, diabéticos e exames do encéfalo.

Inovação
Outra grande novidade da GE Healthcare é o ExAblate 2000, fabricado pela empresa israelense InSightec. O equipamento usa ultra-som focalizado de alta intensidade para destruir de modo não invasivo miomas uterinos. O "Ultra-som Focalizado" foi uma das soluções premiadas escolhidas pela revista americana "Advanced Imaging" na premiação das Soluções do Ano de 2005. O método estará em breve aprovado para outros tipos de tumores, como câncer de mama, próstata, fígado e outros. O ExAblate 2000 só é compatível com os sistemas de Ressonância Magnética (RM) GE SIGNA da GE Healthcare.

O ExAblate é um procedimento ambulatorial e a maioria das mulheres retorna às atividades normais no dia seguinte. Apresenta uma vantagem significativa sobre a histerectomia, o tratamento mais comum para os miomas uterinos, que envolve a remoção do útero, com vários dias de hospitalização e muitas semanas de recuperação.

O equipamento combina Ressonância Magnética por Imagem (RM) com ultra-som focalizado, permitindo ao médico planejar, monitorar e controlar o progresso do tratamento durante e após o procedimento. Durante o procedimento ambulatorial, a paciente se deita de bruços dentro do equipamento de RM, que fornece imagens tridimensionais do mioma e do tecido ao redor, possibilitando um direcionamento preciso das ondas de ultra-som para o tecido-alvo. Ondas de ultra-som focalizadas de alta intensidade são dirigidas ao corpo e, no ponto focal, elevam a temperatura do tecido, levando à sua destruição. As capacidades de produção de imagens termais do equipamento de RM fornecem feedback em tempo real: informação sobre a temperatura atingida no tecido-alvo durante o tratamento, ajudando a garantir o controle do resultado da terapia. As pacientes permanecem conscientes durante o procedimento para poder se comunicar com seus médicos.

 

envie este texto
para um amigo
versão para impressão