O SETOR EM NOTÍCIAS - Notícias HOME 

10.08.04
 

Medirest inova gastronomia hospitalar

 

A Medirest - marca da GRSA focada em alimentação hospitalar – mostra ao mercado, através de seus produtos, a união dos conceitos gastronômicos com a ciência da Nutrição, desmistificando a idéia de que as refeições em hospitais devem ser sem sabor e com aparência sem graça.

Desde 2003, a Medirest desenvolve programas internos de Gastronomia Hospitalar. O projeto-piloto (primeira fase) foi feito em dez unidades, em São Paulo; depois estendeu-se para o Rio de Janeiro. Nesses programas, os alunos aprendem a potencializar as características de cada alimento, resultando em preparações com sabor e visualmente atrativas.

"Estamos contribuindo para a reeducação do nicho de alimentação hospitalar e quebrando conceitos de que a comida de hospital não tem aparência e nem gosto. Para isso, desenvolvemos diversos programas internos de instrução nutricional, dentre eles, o Gastronomia Medirest. Na primeira fase, os treinandos são cozinheiros, ajudantes de cozinha e copeiras hospitalares", afirma Márcia Rabello, coordenadora de RH da Medirest.

Segundo a coordenadora, após a aplicação do Programa de Gastronomia, ficou visível o contentamento dos participantes. "Todos os colaboradores envolvidos, sentiram-se muito valorizados e motivados por terem recebido o treinamento e aprendido com ele", explica ela. Além disso, pesquisas internas também revelaram o alto grau de satisfação dos pacientes com o novo conceito.

O Programa de Gastronomia Medirest está focado nas refeições destinadas aos pacientes, onde abrange diferentes patologias. "A dietoterapia beneficia o paciente, contribuindo para a diminuição de seu tempo de internação, e beneficia os hospitais, que conseguem maior rotatividade dos leitos", revela Márcia.

Dentro desse conceito, a coordenadora de RH revela ainda a importância de se apresentar pratos atrativos aos pacientes, baseados até num conceito hoteleiro que prima pelo aroma, sabor, apresentação das preparações, e pela harmonia das cores. Sobre o treinamento de Gastronomia Hospitalar, a Medirest realizará a segunda fase até 2005, e a terceira fase entre 2005 e 2006.

A Medirest, marca da GRSA, é especializada em serviços de alimentação e dietas para hospitais, clínicas e casas de repouso. Em 2003, a marca obteve faturamento de R$ 43 milhões, atualmente, conta com cerca de 1.300 funcionários e está presente nos Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha, dentre outros. No Brasil, alguns clientes Medirest são Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospitais Dix Health, Incor, Hospital Samaritano, AACD, Grupo Intermédica, e outros.

 
envie este texto
para um amigo
versão para impressão