Relatório de Sustentabilidade 2008


Relatório sobre a gestão de resíduos gerados Hospitalar 2008
As informações contidas nesse relatório mostram um trabalho voltado à sustentabilidade e a inclusão social nas feiras do Grupo Couromoda.

O intuito dessas informações é estimular promotoras de eventos e expositores à pratica dos 4 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar).

HOSPITALAR 2008
EXPO CENTER NORTE - SP

No período de 10/06/08 a 13/06/08, o evento contribuiu ativamente para a responsabilidade Socioambiental, conscientização, projeto social, fator humano, econômico e meio ambiente através das ações de gerenciamento ambiental e da redução de resíduos, diminuindo o volume destinado aos aterros sanitários.

As Ações de Gerenciamento Ambiental e Gestão dos Resíduos foram feitas em conformidade com as Normas ABNT NBR 10.004:2004 - ABNT NBR 13221:2007 e Resoluções CONAMA.

Hospitalar 2008
Local: Expo Center Norte
Data: 10/06/2008 » 13/06/2008

Hospitalar - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, realizada em São Paulo, é o maior evento especializado nesta área, em toda a América Latina. Feira multisetorial e a mais completa mostra de produtos para a área de saúde, a Hospitalar apresenta milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços, funcionando como palco de novos lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes.

Foram 1.100 expositores e 78.000 visitas profissionais, incluindo pesquisadores, os pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e/ou decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios.

RESUMO DA PROPOSTA PARA A HOSPITALAR 2008




Para promover a HOSPITALAR Sustentável 2008 foram definidas três linhas de atuação, responsáveis pelos diferenciais de evento:

• O gerenciamento socioambiental de resíduos, permitindo a correta destinação ambiental deste material e também uma atuação social responsável, com direcionamento de parte dos resíduos para cooperativas e entidades beneficentes de São Paulo;
• A neutralização das emissões de gás carbônico ocorridas durante a feira, mediante o plantio de 750 árvores;
• A apresentação de relatórios socioambiental, instrumento que servirá de base para traçar as próximas metas da feira na área de sustentabilidade.


Ações Ambientais
Conscientização dos visitantes para a importância das questões relativas ao meio ambiente; para isso, utilizamos sinalização visual divulgando o projeto e lembrando expositores e visitantes que circulam pela feira a importância da reciclagem de lixo, divulgando a presença de um projeto ambiental em andamento durante a Hospitalar 2008.

Ações Sociais
Ações de cunho social, efetivamente demonstram a preocupação da Hospitalar com o bem estar social, parte desta preocupação é demonstrada com o apoio da feira à entidade Tradef.
A Tradef é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal, com CNAS – Certificado Brasileiro de Assistência Social.

Ações Culturais
O Maestro João Carlos Martins fez uma apresentação especial durante o jantar de confraternização dos 15 anos de HOSPITALAR. Com um toque de sofisticação, os presentes puderam conferir uma apresentação do renomado pianista e maestro João Carlos Martins. Ele e sua orquestra Bachiana Chamber foram convidados pela feira para uma apresentação especial, oferecendo um dos momentos mais emocionantes da noite.

Com talento reconhecido no Brasil e no exterior, o maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Por problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

Balanço Socioambiental
O programa implantado durante o evento inclui um processo eficiente de coleta seletiva de lixo, bem como envolvimento e a conscientização de todos os colaboradores para a responsabilidade socioambiental com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar materiais descartados durante o evento como papel, plástico, papelão, entre outros.

Como resultado, conquistamos um aumento de renda para todos os cooperadores envolvidos no aproveitamento dos resíduos e uma redução no impacto que teriam esses resíduos caso fossem descartados em aterro sanitário.

Índice de material reciclado gerado pela Hospitalar 2008
Papelão (papelão e embalagens) 8.557 Kg
Papel (misto, inox, alumínio) 3.507 Kg
Revistas, panfletos e jornal 1.102 Kg
Plástico (P.P.PAED, OS, Filme colorido e caneta, PET) 12.610 Kg
Metais (ferro, inox, alumínio) 2.386 Kg
Vidro Misto 1.526 Kg
Madeira 30.000 Kg
Orgânico (aterro sanitário) – Caçambas 50
Carpete 500 Kg


Indicadores Sociais
A destinação socioambiental dos resíduos gerados durante o evento, foi concretizada com envio dos recicláveis para a Cooperativa da Vila Maria. Mais de 30 famílias receberam aumento de até 40% na renda mensal como reflexo do reaproveitamento do lixo gerado durante a Hospitalar 2008.

CONCLUSÃO
O evento Hospitalar 2008 mostrou o comprometimento da administração e dos colaboradores da feira com a sustentabilidade, reunindo indicadores sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de todo o setor de saúde.