O SETOR EM NOTÍCIAS - Novidades Científicas HOME 

17.07.07

Soja ajuda a prevenir o câncer de ovário

 

Um estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology comprovou que o consumo de isoflavonas, nutriente encontrado em alta concentração na soja e seus derivados, contribui para a prevenção do câncer ovariano. A pesquisa incluiu 97.275 mulheres da Califórnia, que realizaram a dieta-base indicada pelos cientistas entre os anos de 1995 e 1996.

Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres que consumiam mais de 3mg por dia de isoflavonas, apresentaram um risco bem menor de desenvolver tumor ovariano, em comparação com as mulheres que revelaram consumo menor que 1 mg ao dia. O médico nutrólogo Edson Credídio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) explica: “A soja pode prevenir doenças crônico degenerativas porque nas isoflavonas, por exemplo, existe a genisteína e a daidzeína, que apresentam efeito anti-cancerígeno O conceito de alimentos promotores de boa saúde está emergindo como uma nova fronteira no desafio dos profissionais de nutrição, introduzindo a necessidade dos nutrientes tradicionais, mas ampliada para o conceito nutrientes preventivos”, diz.

Dados do INCA indicam que o câncer de ovário é um dos tumores mais comuns do aparelho reprodutor feminino, sendo o câncer ginecológico de maior letalidade quando identificado em estágios tardios. Os cuidados devem ser maiores em mulheres acima dos 50 anos e os principais fatores de risco são hormonais, ambientais ou genético.




 
envie este texto
para um amigo
versão para impressão