O SETOR EM NOTÍCIAS - Novidades Científicas HOME 

17.10.06

Estudo comprova que nutrição adequada
reduz em 60% complicações em cirurgias

 

A avaliação de 17 trabalhos clínicos, que envolveram 2.305 pacientes internados na Holanda, Suíça, Itália, Austrália, Estados Unidos e Alemanha, concluiu que pacientes submetidos à dieta específica antes de uma cirurgia de grande porte têm taxas de complicações infecciosas reduzidas. Também têm o período de internação reduzido em pelo menos dois dias e menores chances de complicações pós-cirúrgicas.

Este tipo de trabalho, no qual são reunidos estudos já existentes que obedecem a critérios pré-determinados e a partir dos quais é possível chegar a uma conclusão, é denominado metanálise. Neste caso em particular, a metanálise foi realizada por um grupo de cirurgiões do Brasil, de outros países da América Latina, Ásia e da Austrália, que definiram que o escopo do trabalho seriam os pacientes submetidos a cirurgias eletivas de grande porte.

"Ficaram de fora os doentes graves, em unidade de terapia intensiva", explica o primeiro autor da metanálise, dr. Dan L. Waitzberg, diretor do GANEP - Grupo de Nutrição Humana e professor associado da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Gastroenterologia.

Segundo ele, os resultados abrem uma nova porta para a Medicina, que procura incessantemente meios para reduzir as complicações infecciosas após cirurgias. "Vários esforços vêm sendo feitos com esta finalidade. A administração profilática de antibióticos e o preparo intestinal são algumas das alternativas possíveis atualmente".

Os benefícios apontados pela metanálise representam uma economia de cerca de R$ 5 mil por paciente, calcula o dr. Dan.


Números
A metanálise incluiu:

• 17 trabalhos clínicos randomizados, 14 publicados e 3 não-publicados;
• 2.305 pacientes internados na Holanda, Suíça, Itália, Austrália, Estados Unidos e Alemanha.

Os principais resultados entre os pacientes usando a dieta imunomoduladora foram:

• Taxa de complicações infecciosas 58% menor no pré-operatório;
• Internação hospitalar pós-cirúrgica pelo menos 2 dias menor com uso pré e perioperatório da dieta;
• Menos episódios de pneumonia em pacientes operados do trato gastrintestinal;
• Freqüência 46% menor de deiscências cirúrgicas em pacientes operados do trato gastrintestinal que receberam a dieta no pré-operatório.

 
envie este texto
para um amigo
versão para impressão